
A IMPORTÂNCIA DE UM PROJETO DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS
novembro 23, 2017
APROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA
dezembro 13, 2017PLATAFORMA BIM – UM NOVO JEITO DE PROJETAR
BIM (Building Information Modelling) em português Modelagem da Informação da Construção.
Os projetos em plataforma 2D já fazem parte do passado no âmbito da construção civil, agora com a plataforma BIM os projetos são em 3D, é como se parássemos de trabalhar com mapas e começássemos a utilizar maquetes.
Nesse contexto, temos que um projeto é constituído por inúmeras informações que precisam estar precisas para que o mesmo seja executado de forma correta, sem que haja imprevistos no meio da execução. Normalmente este processo é um tanto quanto complexo devido a quantidade de informações que precisam ser expressas, mas com a plataforma BIM esse trabalho será reduzido à metade, já que a plataforma não só mostra os objetos utilizados de forma real como dá todas as informações do referido objeto como, tamanho, espessura, material, custos envolvidos, a localização do objeto em todo o projeto e mais inúmeras informações que são necessárias para a perfeita execução.
Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes, em seu artigo “Breve Histórico de Implantação da Plataforma BIM[1]” representa muito bem o conceito da plataforma:
“Diferentemente de um simples modelador 3D, a plataforma BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, o qual gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão das fases da construção, entre outras atividades.”
[1] MENEZES, Gilda Lúcia Bakker Batista de. Breve histórico de implantação da plataforma BIM – DOI: 10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p152. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 18, n. 22, p. 152-171, mai. 2012. ISSN 2316-1752. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2011v18n22p152>. Acesso em: 05 Dez. 2017.
O AutoCad, programa mais utilizados até então, não irá sumir dos escritórios de Engenharia e Arquitetura, mas com certeza irá perder o seu foco, afinal, porque trabalhar com um programa que necessita de todas as informações se temos um programa que já disponibiliza as informações de forma automática? E o melhor de tudo, em formato 3D. Ou seja, conseguimos ver o projeto da forma mais real possível.
Maiores benefícios do BIM
69% Melhorar o entendimento geral sobre as intenções do design
62% Melhorar a qualidade geral do projeto
59% Reduzir conflitos durante a construção
56% Reduzir mudanças durante a construção
44% Ciclos de aprovação do cliente mais rápidos
43% Melhor controle/previsão de custo
43% Reduzir números de pedidos de informação
(Pesquisa: McGraw Hill Construction na França, Alemanha e Reino Unido, em 2010)
Bibliografia
https://www.autodesk.com/products/revit-family/overview
https://www.sienge.com.br