Os projetos em plataforma 2D já fazem parte do passado no âmbito da construção civil, agora com a plataforma BIM os projetos são em 3D, é como se parássemos de trabalhar com mapas e começássemos a utilizar maquetes.
Nesse contexto, temos que um projeto é constituído por inúmeras informações que precisam estar precisas para que o mesmo seja executado de forma correta, sem que haja imprevistos no meio da execução. Normalmente este processo é um tanto quanto complexo devido a quantidade de informações que precisam ser expressas, mas com a plataforma BIM esse trabalho será reduzido à metade, já que a plataforma não só mostra os objetos utilizados de forma real como dá todas as informações do referido objeto como, tamanho, espessura, material, custos envolvidos, a localização do objeto em todo o projeto e mais inúmeras informações que são necessárias para a perfeita execução.
Gilda Lúcia Bakker Batista de Menezes, em seu artigo “Breve Histórico de Implantação da Plataforma BIM[1]” representa muito bem o conceito da plataforma:
“Diferentemente de um simples modelador 3D, a plataforma BIM é uma filosofia de trabalho que integra arquitetos, engenheiros e construtores (AEC) na elaboração de um modelo virtual preciso, o qual gera uma base de dados que contém tanto informações topológicas como os subsídios necessários para orçamento, cálculo energético e previsão das fases da construção, entre outras atividades.”
[1] MENEZES, Gilda Lúcia Bakker Batista de. Breve histórico de implantação da plataforma BIM – DOI: 10.5752/P.2316-1752.2011v18n22p152. Cadernos de Arquitetura e Urbanismo, Belo Horizonte, v. 18, n. 22, p. 152-171, mai. 2012. ISSN 2316-1752. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/Arquiteturaeurbanismo/article/view/P.2316-1752.2011v18n22p152>. Acesso em: 05 Dez. 2017.
O AutoCad, programa mais utilizados até então, não irá sumir dos escritórios de Engenharia e Arquitetura, mas com certeza irá perder o seu foco, afinal, porque trabalhar com um programa que necessita de todas as informações se temos um programa que já disponibiliza as informações de forma automática? E o melhor de tudo, em formato 3D. Ou seja, conseguimos ver o projeto da forma mais real possível.
Maiores benefícios do BIM
69% Melhorar o entendimento geral sobre as intenções do design
62% Melhorar a qualidade geral do projeto
59% Reduzir conflitos durante a construção
56% Reduzir mudanças durante a construção
44% Ciclos de aprovação do cliente mais rápidos
43% Melhor controle/previsão de custo
43% Reduzir números de pedidos de informação
(Pesquisa: McGraw Hill Construction na França, Alemanha e Reino Unido, em 2010)