Atualmente nosso planeta está com um problema muito sério quando falamos em água doce. Nosso planeta é composto por 70% de água mas, somente 1% é potável (para consumo), com a poluição aumentando cada vez mais, a preocupação com esse assunto tem se destacado em todos os meios afinal, sem água sem vida humana.
Para contribuir com nosso planeta e ainda economizar financeiramente, temos a opção do Aproveitamento da água da chuva, através de uma cisterna. Esse sistema é normatizado no Brasil pela ABNT com a publicação da NB 15.527:2007 “Água de chuva – aproveitamento de chuva em áreas urbanas para fins não potáveis”. Essa água da chuva pode ser usada para irrigações em jardins, descargas em vasos sanitários, lavagens de pisos, etc.
Para a instalação de uma cisterna é preciso ter conhecimento das chuvas que caem sobre a região e assim saber se é viável ou não a instalação desse equipamento.
O cálculo é simples, multiplique os milímetros de chuva da sua região pela área do telhado, o resultado será em litros. Ex: 25m² x 20mm = 500 litros. Com esse cálculo em mãos você já tem conhecimento do tamanho necessário para sua cisterna.
Lembrando que é preciso certo espaço em seu terreno, pois a cisterna deve estar enterrada e com pelo menos 30 cm acima do nível do piso para evitar o contato com bichos ou água contaminada. Por exemplo, uma cisterna de 800 litros tem 1m de altura e 1m de diâmetro, ou seja, quanto maior a cisterna, mais água disponível, mas também maior o local para a instalação. As cisternas podem ser redondas, quadradas, retangulares ou cilíndricas. Os materiais usados para a construção das mesmas podem ser vinimanta de PVC, manta de PEAD (polietileno de alta densidade), fibra de vidro, alvenaria, ferro cimento ou concreto armado. As de fibra de vidro e alvenaria são mais usadas para pequenos volumes (até 30m³). Antes de a água chegar ao reservatório, ela passa por um filtro, evitando que sujeiras fiquem dentro do reservatório. Após a passagem pelo filtro, a água entra no reservatório e é sugada por uma tubulação de sucção conforme se vá fazendo uso da água.
É de suma importância que uma empresa especializada cuide das diretrizes do projeto da cisterna viabilizando a correta instalação e otimizando o resultado final, para que todo o sistema funcione de forma adequada evitando gastos indesejados.
BIBLIOGRAFIA