Como mencionamos na matéria anterior (Resíduos da construção civil), a construção civil é responsável por 50% dos resíduos gerados no país, e nesta matéria explicaremos como ocorre o funcionamento da logística reversa no setor da construção civil.
A Logística Reversa caracteriza-se por um conjunto de ações destinado a coleta e restituição dos resíduos sólidos para reaproveitamento, criando assim, um novo destino ao ciclo produtivo.
Como exemplo, temos a empresa Vita Ciclo, única empresa localizada no Vale do Itajaí com autorização e licença para o recebimento e reciclagem destes materiais.
Afinal, como ocorre este processo?
Todo e quaisquer resíduo gerado na construção civil é descarregado no pátio de triagem, onde são separados de acordo com seu volume, tipo e finalidade. Após a separação, o material vai para a esteira de triagem específica.
A triagem realizada é realizada mecânica e manualmente. Após esse processo, os materiais recicláveis são separados dos materiais de concreto, cimento, tijolo, cerâmica e madeira.
O material reciclável passa para a segunda etapa, onde será triado de acordo com seu tipo (plástico preto, branco e colorido, sucatas metálicas, vidro, PVC e etc.). Este material é destinado à empresas que utilizando o material reciclado como insumo em sua cadeia produtiva.
Já a madeira é encaminhada para o triturador de madeira, onde através de um sistema de mecanizada, ocorre a retirada de pregos e grampos para que os mesmo não interfiram no processo, e após a trituração da madeira. Este material se transforma naquilo que chamamos de “cavaco”, muito utilizado como combustível de biomassa.
O concreto, cimento, tijolo e a cerâmica são encaminhados, através de correias transportadoras, ao britador; Após a britagem este material é separado, através de uma peneira, por sua granulação onde é classificado em 3 tipos de material: Brita Fina, Brita Média e Brita Grossa.